CATETERES VENOSOS

O QUE É UM CATETER?

É um tubo que é colocado dentro da veia do paciente para administrar líquidos, sangue, medicamentos ou para fazer exames médicos.

QUAIS OS TIPOS DE CATETERES?

Há o cateter que é colocado na veia do braço (chamado de cateter venoso periférico) e o cateter colocado em uma grande veia no pescoço, tórax ou virilha (chamado de cateter venoso central).

O cateter venoso periférico é usado para administrar medicamentos em uma veia próxima à superfície da pele, geralmente por curtos períodos de tempo.

O cateter venoso central é um tubo que os médicos colocam e permite que o cateter forneça o tratamento necessário rapidamente. Ele pode permanecer por semanas ou meses.

Assim, quando há uma piora importante da função renal, o paciente é encaminhado ao cirurgião vascular para uma avaliação médica, para realizar a confecção de uma fístula arteriovenosa para hemodiálise.

PARA QUE SERVE O CATETER VENOSO CENTRAL?

Manter um acesso venoso por longos períodos, evitando a realização de múltiplas tentativas de punção da veia;

Administrar medicamentos que podem provocar irritação em caso de extravasamento em um acesso venoso periférico, como medicações da quimioterapia, vasopressores ou soluções de bicarbonato de sódio e cálcio;

Administrar quantidades maiores de líquidos ou medicamentos que não são suportadas pelos acessos venosos periféricos;

Realizar a hemodiálise, na urgência ou quando não foi realizada a fístula arteriovenosa.

Realizar uma transfusão de sangue.

Avaliações da pressão venosa central em pacientes graves na UTI.

Coletar  amostras de sangue.

Tratamento de quimioterapia;

Nutrição parenteral, quando não é possível se alimentar pela boca.

QUAIS OS TIPOS DE CATETERES VENOSOS CENTRAIS?

Existem vários tipos de cateteres venosos centrais. Os profissionais de saúde usam o tipo que seja a melhor opção para o caso de cada paciente.

– Cateter venoso de curta permanência: é um cateter em que uma extremidade sai através da pele para que os medicamentos possam ser administrados diretamente no cateter, ou para realizar hemodiálise (tratamento que substitui a função dos rins). Também são utilizados em pacientes que necessitam receber líquidos, sangue ou medicamentos e as veias dos braços são inadequadas.

(PICC) Cateter Central de Inserção Periférica

PICC

- Cateter central de inserção periférica (PICC): é colocado em uma veia do braço. Este cateter é usado para administrar medicamentos por um longo período de tempo, até 12 meses, em alguns casos.

Cateter Port-a-cath

Cateter Port-a-Cath

Cateter Port-a-cath: é um dispositivo que é colocado abaixo da pele e consiste em um reservatório com membrana que pode ser perfurada e um cateter de silicone. Esse cateter é totalmente implantado. A parte metálica fica embaixo da pele, a parte plástica fica dentro da veia profunda. Esse cateter é utilizado para administração de medicamentos, quimioterapia, suporte nutricional e coleta de exames. Ele permite que esses tratamentos sejam continuados sem a necessidade de o paciente permanecer internado até o seu término.

DE QUE FORMA É REALIZADO?

O cateter venoso periférico geralmente é colocado pela equipe de enfermagem.

O cateter venoso central é realizado pelo médico no centro cirúrgico ou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com anestesia local, sedação ou anestesia geral. A escolha do tipo de anestesia depende da avaliação do médico e das condições clínicas do paciente. 

QUAIS OS CUIDADOS COM O CATETER?

– Somente a equipe de enfermagem ou médica pode manipular o cateter.

– Não deitar sobre o cateter para não dobrá-lo e danificá-lo. 

– Não molhar o cateter.

– Manter o curativo limpo.

– Usar roupas que não fiquem raspando no cateter e que facilitem o manuseio do cateter pela equipe.

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo – Departamentos e Comissões

https://sbacvsp.com.br/departamentos-e-comissoes/

Consensos & Atualizações

Tromboembolismo Venoso

Consenso e Atualização na Profilaxia e no Tratamento do Tromboembolismo Venoso EDITORES DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Pé Diabético

Consenso no Tratamento e Prevenção do Pé Diabético EDITORES DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Ecografia Vascular (IVC)

Consenso sobre Duplex Scan (Ultrassom Doppler Colorido) para Avaliação da Doença Venosa Crônica dos Membros Inferiores REALIZAÇÃO Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP). Colégio Brasileiro de [...]

Atualização IVC

Atualização no Tratamento da Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores EDITORES DR. FÁBIO HENRIQUE ROSSI DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Insuficiência Venosa Crônica (IVC)

Consenso no Tratamento da Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores DR. RONALD LUIZ GOMES FLUMIGNAN | CRM-SP 124.783 Professor Adjunto da disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular da Escola Paulista de Medicina [...]