Programa de residência médica em cirurgia vascular e endovascular foi discutido no dia 29 de junho, em substituição à Reunião Científica mensal
Diante da recente discussão e das deliberações sobre a residência médica das especialidades cirúrgicas, que aconteceu em março, no Conselho Federal de Medicina (CFM), a SBACV-SP realizará, no próximo dia 29 de junho, a partir das 20 horas, o Fórum SBACV Brasil, para o debate sobre o programa de residência médica em cirurgia vascular e endovascular.
O evento, que aconteceu no prédio da administração do Hospital do Servidor Público Estadual (Sala 102), localizado na Av. Ibirapuera, 981, Indianópolis – São Paulo, substituiu a Reunião Científica mensal.
Dentre as decisões tomadas na reunião que aconteceu no CFM, foi acordado que a cirurgia geral terá duração de três anos para o médico que desejar obter o título de especialista.
Em relação ao pré-requisito para as especialidades, optou-se por manter os dois anos de clínica cirúrgica, e dois a três anos na especialidade, com exceção da cirurgia cardíaca, que pretende acesso direto sem os dois anos.
Em breve, haverá reunião conjunta da SBACV com a secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Drª. Rosana Leite, para discutir se será adotado o acesso direto (sem segundo exame) ou se será mantido o modelo atual de dois anos em clínica cirúrgica e exame para ingresso na especialidade.
A partir dessas questões, o Fórum SBACV Brasil, em consonância com a realização de fóruns em outras Regionais, debaterá os seguintes pontos, a fim de que seja possível a Sociedade se posicionar perante o CFM e a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM):
- O programa de Residência em cirurgia vascular e endovascular deveria ser estendido para três anos, incluindo embolização de tumores no ensino de endovascular?
- Os serviços credenciados para residência ou estágio do seu estado dispõem de estrutura para ensino em procedimentos endovasculares? Qual o número de serviços que se enquadram?
- Os serviços credenciados para residência ou estágio do seu estado dispõem de estrutura para ensino em Ultrassom Doppler? Qual o número de serviços que se enquadram?
- As áreas de atuação em endovascular e Ultrassom Doppler devem ser mantidas mesmo se aprovados os três anos de residência?
A Regional São Paulo convida todos a participar do evento, e espera receber o maior número possível de preceptores e chefes de serviço, dada a alta relevância do tema.