Tratamento fármaco-mecânico de flegmasia cerúlea dolens de membro superior: relato de caso – 28/03/2019

Autores: Marina Raphe Matar; Saulo Rodrigues Barroso; Sidnei José Galego; Thais Chehuen Bicalho; João Antônio Corrêa

Instituição: Faculdade de Medicina do ABC

Objetivo: Relatar caso de flegmasia cerúlea dolens de membro superior direito tratado com sucesso por trombectomia fármaco-mecânica e angioplastia com balão e implante de stent em veia subclávia direita.

Material e Métodos: Relato de caso de paciente de sexo feminino, de 45 anos de idade, com diagnóstico de mutação do gene da protrombina e história prévia de trombose venosa profunda em membro superior direito, que procurou o Pronto-Socorro com dor e edema em braço direito e cianose em mão direita, com início dos sintomas há dois dias.
O diagnóstico foi realizado com auxílio do ultrassom doppler venoso e da flebografi a do membro superior direito. O tratamento realizado foi a anticoagulação com heparina de baixo peso molecular em dose terapêutica e a combinação de infusão de fi brinolítico por cateter, trombectomia mecânica, angioplastia venosa com balão e implante de stent em veia subclávia direita. Todo o tratamento foi realizado em uma única sessão.

Resultados: Após tratamento proposto, obteve-se sucesso clínico e perviedade total da veia. Os sintomas foram aliviados signifi cativamente após o tratamento em dois dias. A paciente recebeu alta em quatro dias com anticoagulação oral.

Conclusão: Abordagens endovasculares estão se tornando frequentes no tratamento de trombose venosa profunda complicada e vêm alcançando bons resultados. Neste caso, os sintomas foram rapidamente aliviados, com a combinação de trombectomia fármaco-mecânica, angioplastia com balão de veia subclávia direita e implantação de stent, demonstrando que a técnica endovascular, neste caso, mostrou-se um bom método de tratamento.

Moderador: Dr. Fábio Henrique Rossi

Tratamento fármaco-mecânico de flegmasia cerúlea dolens de membro superior: relato de caso
2019-04-01T21:46:47+00:00 28 mar 2019|Reunião Científica - 28/03/2019, Vídeos, Vídeos 2019|