Úlcera Venosa

A úlcera venosa (também conhecida como úlcera varicosa) é caracterizada por uma ferida na perna, próxima ao tornozelo, que ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue das pernas ao coração. É o estágio mais avançado e grave de uma condição chamada Insuficiência Venosa Crônica. Múltiplos fatores contribuem para seu aparecimento, incluindo varizes, obesidade, trombose venosa profunda e falha da bomba muscular da panturrilha, por exemplo. Aproximadamente 1% da população apresenta úlcera venosa. 

Habitualmente é precedida por alterações da pele, nesta mesma região, como escurecimento da perna, inflamação da pele e endurecimento/atrofia da pele da perna. Em geral é pouco dolorosa, mas pode demorar para cicatrizar ou aumentar de diâmetro e/ou profundidade se não for adequadamente tratada.

Além do impacto social e na qualidade de vida, outras complicações podem ocorrer, como uma infecção da úlcera, que se manifesta com dor, mau cheiro, aumento da quantidade de secreção e vermelhidão ao redor da ferida.

O tratamento da úlcera venosa envolve tanto medidas para melhorar o retorno do sangue ao coração, bem como cuidados locais com a ferida. O objetivo do tratamento é a cicatrização da lesão e evitar recidivas futuras.

Para melhorar o retorno venoso, alterações de estilo de vida, como perda de peso, atividade física/fisioterapia e repouso com os membros elevados, estão indicadas. A terapia compressiva é fundamental no tratamento da úlcera venosa, sendo o pilar principal do tratamento não invasivo. Os procedimentos invasivos, por sua vez, procuram atuar na causa da úlcera, variando desde o tratamento de varizes (com cirurgia, espuma de polidocanol ou laser/radiofrequência) até cirurgias endovasculares do sistema venoso profundo.

Em relação ao tratamento local da ferida, existem inúmeras possibilidades de curativos, que são indicados dependendo do aspecto da úlcera. Desbridamentos também podem ser necessários. 

Após a cicatrização da úlcera, é fundamental manter o acompanhamento com o cirurgião vascular para evitar recidivas da lesão.


Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo – Departamentos e Comissões
https://sbacvsp.com.br/departamentos-e-comissoes/

Consensos & Atualizações

Tromboembolismo Venoso

Consenso e Atualização na Profilaxia e no Tratamento do Tromboembolismo Venoso EDITORES DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Pé Diabético

Consenso no Tratamento e Prevenção do Pé Diabético EDITORES DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Ecografia Vascular (IVC)

Consenso sobre Duplex Scan (Ultrassom Doppler Colorido) para Avaliação da Doença Venosa Crônica dos Membros Inferiores REALIZAÇÃO Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP). Colégio Brasileiro de [...]

Atualização IVC

Atualização no Tratamento da Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores EDITORES DR. FÁBIO HENRIQUE ROSSI DR. MARCELO CALIL BURIHAN DR. WALTER CAMPOS JÚNIOR

Insuficiência Venosa Crônica (IVC)

Consenso no Tratamento da Insuficiência Venosa Crônica de Membros Inferiores DR. RONALD LUIZ GOMES FLUMIGNAN | CRM-SP 124.783 Professor Adjunto da disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular da Escola Paulista de Medicina [...]