Estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o nosso jornal, de modo a ficar de acordo com as normas de aprovação do Medline
Por *Winston B. Yoshida
Dos indexadores mais importantes para as revistas médicas, o Jornal Vascular Brasileiro (JVB) tem a maioria. Para completar, nos falta ainda o Medline Trata-se de um significativo banco de dados de revistas biomédicas da National Library of Medicine dos EUA. Ele surgiu da incorporação do sistema INDEX Medicus, que eram livros catálogos enormes, que incorporavam as publicações biomédicas do mundo todo, e que muitos pesquisadores mais antigos tiveram a chance de consultar nas bibliotecas até 2004, quando deixou de ser publicado fisicamente. Depois disso, o acervo passou a ser disponiblizado gratuitamente pela internet, sendo usado por milhares de pesquisadores de Biomedicina no mundo inteiro. Dos cerca de 14.000 títulos desse campo, perto de 4.800 estão no Medline (J. Bras. Pneumol.2005;31(2):95-96).
A importância de estar no Medline reside na maior amplitude de consultas pelos autores mundialmente, maior prestígio do Jornal indexado e, consequentemente, perspectiva de maior número de citações internacionais.
O processo de indexação do Medline é rigoroso e tem muitos quesitos avaliados por uma equipe denominada Literature Selection Technical Review Committee (LSTRC), composta por 15 membros que se reúnem três vezes ao ano. Estes analisam criteriosamente os quatro últimos fascículos do Jornal e, em média, somente 20-30% dos jornais são indexados.
Os critérios avaliados são: 1- Finalidade e cobertura (área médica); 2- Qualidade do conteúdo e mérito científico (preferencialmente artigos originais prospectivos e randomizados, revisões sistemáticas, artigos observacionais inéditos com amostra robusta, e artigos com maior evidência são valorizados); 3- Qualidade do trabalho editorial (respeito ao escopo e normas, revisão por pares, qualificação da equipe de revisores, apontar preceitos éticos, registrar erratas e retratações quando apropriadas, evitar conflitos de interesse, etc.); 4- Qualidade da produção (qualidade das imagens, gráficos corretos e completos, apontar erros de digitação, erros gramaticais, mostrar referências dentro das normas); 5- Conteúdo (importante mostrar ao Medline o caráter regional do JVB, apresentando pesquisas de qualidade e originais relacionadas com particularidades do nosso país e América Latina). 6- Cobertura Geográfica (Aspectos regionais e peculiares do nosso continente são valorizados).
O JVB tem a maioria destes quesitos exigidos pelo Medline. Estamos trabalhando para aperfeiçoar ainda mais o nosso jornal, de modo a ficar de acordo com as normas de aprovação do Medline. Esperamos, em breve, juntarmos todos os requisitos para submetermos o JVB ao Medline.

Dr. Winston B. Yoshida
Editor-chefe do JVB




