Cerimônia contou com discursos de lideranças médicas, destacou o papel dos profissionais homenageados e reforçou a importância da Regional para a comunidade vascular
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP) realizou, no dia 12 de dezembro, seu tradicional jantar de confraternização que reuniu associados, autoridades médicas e convidados em uma noite marcada por reconhecimento, celebração e integração da comunidade vascular. O encontro aconteceu no Cantaloup Next Door, em São Paulo (SP).
A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônias Dr. Carlos Eduardo Varela Jardim e contou com a presença de importantes lideranças de entidades médicas, o que reforçou o prestígio institucional do evento.
O professor Dr. Joaquim Francisco de Almeida Claro (Cremesp) revelou a honra de participar da confraternização da Regional São Paulo e agradeceu o convite em nome da instituição. “É um prazer estar aqui, cercado de pessoas tão distintas e simpáticas. Agradeço o convite em meu nome e em nome do presidente do Cremesp, Dr. Angelo Vattimo.”
Em seguida, Dr. Valter Castelli Júnior (APM) ressaltou a importância do evento e cumprimentou o Dr. Edwaldo Joviliano, afirmando que ele comandou com excelência a gestão da SBACV-SP e que, a partir de janeiro, assumirá a presidência da Nacional aumentando ainda mais suas responsabilidades. “Tenho certeza de que o Dr. Edwaldo fará uma gestão profícua, pois é uma pessoa altamente capacitada, com profundo conhecimento e uma trajetória acadêmica de destaque.”
O Dr. Valter também elogiou o Dr. Antonio Eduardo Zerati, afirmando que o especialista é uma pessoa capaz de conduzir a Regional a novos avanços com idealismo e projetos. “Desejo a ambos que façam uma gestão que fortaleça a vida acadêmica dos médicos de São Paulo, o aspecto profissional e a melhoria dos procedimentos em Cirurgia Vascular.”
Na sequência, o Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves (CFM), destacou a importância da proximidade do CFM com as sociedades de especialidade e reafirmou o compromisso da entidade em apoiar a Cirurgia Vascular. Ele mencionou a atuação do CFM na defesa das prerrogativas médicas, incluindo a liberação da receita azul e amarela eletrônica e a proteção contra invasões do ato médico, além de garantir atendimento rápido a demandas específicas da sociedade. “Contem com o CFM e comigo para apoiar o exercício da medicina no país”, afirmou, ressaltando a importância da colaboração das sociedades de especialidade para o sucesso dessas iniciativas.
O mestre de cerimônias agradeceu e, em seguida, convidou ao palco o Dr. Edwaldo Joviliano, que deu boas-vindas a todos os presentes. “É uma honra muito grande, enquanto presidente no final da gestão da Regional, receber vocês para este momento de confraternização, de lembranças e de consolidação daquilo em que acreditamos”, disse.
Premiações
As homenagens tiveram início com o Prêmio Geza de Takats, concedido ao trabalho “Técnica de transporte transversal do córtex tibial em lesões dos membros inferiores em pacientes diabéticos”, apresentado na reunião científica pela equipe do Dr. João Antônio Correa. O Dr. Rafael Furst foi chamado ao palco para receber o prêmio, sendo parabenizado por toda a equipe, em reconhecimento ao trabalho considerado o melhor pela diretoria científica da Regional.
Em seguida, foi anunciado o Prêmio Alex Carrel, considerado um dos mais importantes da Regional. “Na opinião da diretoria, este prêmio reconhece um colega que representa exatamente o que temos como espelho para um sócio da sociedade: alguém sem interesses pessoais, que se dedicou integralmente a todos os projetos a que foi chamado. É um exímio professor de medicina, especialista em Cirurgia Vascular e um excelente cirurgião, reunindo todas as qualidades para receber este reconhecimento e servir de exemplo para todos que admiram a Sociedade e desejam preservá-la e fortalecê-la”, afirmou o Dr. Edwaldo, que chamou ao palco o professor Ivan Casella para receber a honraria.
Dr. Ivan Casella expressou sua gratidão e compartilhou um pouco de sua trajetória de vida e profissional. Ele sinalizou a importância das amizades e mentorias ao longo dos anos, citando colegas e professores que foram fundamentais em sua formação, desde os primeiros passos na Cirurgia Vascular, até sua atuação em serviços de referência e no Hospital das Clínicas.
Também ressaltou a contribuição de sua família, a influência de sua esposa Débora e dos filhos na sua vida, e a satisfação em poder orientar e inspirar novos residentes e alunos de doutorado. Sobre sua participação ativa na Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, reforçou a importância do altruísmo, do idealismo e do trabalho conjunto em prol da especialidade.
Finalizou seu discurso com agradecimentos emocionados a todos que o ajudaram ao longo da vida, afirmando sentir-se plenamente realizado e grato pela oportunidade de servir à Cirurgia Vascular e à Sociedade.
Dr. Edwaldo Joviliano encerra gestão e dá boas-vindas à nova presidência
Ao se despedir da presidência da Regional São Paulo, Dr. Edwaldo Joviliano falou do orgulho e da satisfação em conduzir a gestão nos últimos dois anos. Ele lembrou que é apenas o segundo presidente vindo do interior do Estado a assumir o cargo e reafirmou sua admiração pela Sociedade, fundamental para fortalecer a Cirurgia Vascular e aprimorar a prática clínica. Durante seu mandato, foram realizados 24 eventos científicos, 18 reuniões mensais presenciais, dois grandes encontros do CISP, eventos de educação médica imersivos, como o ‘Up to Date Endovascular’, e o primeiro curso de inteligência artificial da sociedade, o ‘Pulse IA’.
Dr. Edwaldo também ressaltou o trabalho da equipe que o acompanhou. “Todos trabalhamos juntos para entregar uma gestão à altura da Regional”, afirmou.
Ao final, Dr. Edwaldo expressou sua gratidão à família, aos colegas e às autoridades presentes, destacando o apoio do amigo Dr. Gutenberg Gurgel. E sobre a transição da presidência, afirmou: “É com grande orgulho que entrego este bastão ao nosso próximo presidente, Professor Doutor Antônio Eduardo Zerati, desejando sucesso na nova etapa”.
Novo presidente da SBACV-SP apresenta prioridades da nova gestão
O Dr. Antônio Eduardo Zerati, presidente eleito da SBACV-SP, iniciou seu discurso agradecendo a confiança dos sócios e a parceria de familiares e colegas. “É uma honra estar aqui, sucedendo o meu amigo e irmão, Dr. Edwaldo Joviliano, e poder dar continuidade a uma gestão de sucesso”, afirmou. Ele destacou a relevância de figuras que marcaram sua trajetória na Sociedade, como Dr. Cid Sitrângulo, Dr. Calogero Presti, Dr. Adnan Neser, Dr. Walter Campos, Dr. Fabio Rossi, Dr. Marcelo Calil e Dr. Pedro Puech-Leão, lembrando o apoio decisivo desses profissionais em sua formação e participação administrativa. Zerati também agradeceu à família, incluindo sua esposa Renata e os filhos Dudu e Manu, pelo suporte constante.
Compromissos e objetivos
O novo presidente realçou a importância da atuação em conjunto com a Nacional, defendendo a especialidade e zelando pelo patrimônio dos sócios, além de enfatizar a relevância da defesa profissional, formação de residentes e implementação de novas tecnologias com base em evidências. Ele também reforçou o papel da sociedade na promoção da atualização científica e da excelência no atendimento aos pacientes. “Nosso objetivo final é garantir que cada paciente receba o melhor cuidado possível”, assinalou, sublinhando a missão central da SBACV-SP.
Perspectiva para o futuro
Dr. Zerati apresentou a nova diretoria executiva da Regional São Paulo, formada por profissionais experientes e novos talentos, com o compromisso de honrar o legado da gestão anterior e preparar a sucessão futura. Ele enfatizou que trabalhará lado a lado com toda a equipe, mantendo a continuidade das iniciativas e fortalecendo a sociedade: “Nosso compromisso é avançar, sempre com seriedade, dedicação e foco no bem-estar dos pacientes e no fortalecimento da especialidade”.
Encerrando o evento, o mestre de cerimônias reforçou a importância da união e do trabalho conjunto na Sociedade, e salientou a dedicação dos colegas e o valor das famílias e amizades que apoiam cada passo dessa trajetória. “Parabéns, Dr. Zerati. Parafraseando o que o Dr. Edwaldo havia falado, tão importante ou mais importante do que as batalhas que cada um vai enfrentar, é saber escolher quem vai estar do seu lado no momento de enfrentar essas batalhas. Que bom que nós temos as nossas famílias que pudemos escolher, que bom termos nossos amigos que pudemos escolher e que bom nós termos médicos de alto gabarito, competência, vontade de trabalhar e fazer o melhor que esta Sociedade tem. Que bom termos vocês todos como colegas de batalha”.
Ele também aproveitou o momento para reconhecer colegas que já estão nessa batalha há muito tempo. “Antes de encerrar este evento, para que todos possam degustar dos quitutes e das bebidas que aqui serão oferecidas, quero homenagear cinco decanos aqui presentes: Dr. Paulo Kauffman, Dr. Francisco Humberto de Abreu Maffei, Dr. Adnan Neser, Dr. José Carlos Costa Baptista-Silva e Dr. Fausto Miranda Júnior. E se aqui estamos, agradecemos a vocês por terem lutado as batalhas que hoje vamos continuar honrando. Parabéns pela existência e por estarem conosco nesse momento. Um bom jantar a todos, Feliz Natal, Feliz 2026″.
A cerimônia contou com o patrocínio da Nano.
As fotos do evento estão disponíveis no site da SBACV-SP, na seção Galeria.

Dr. Antonio Eduardo Zerati e Dr. Edwaldo Joviliano

Doutores Gutenberg Gurgel, Edwaldo Joviliano e Airton Mota Moreira

Dr. Antonio Eduardo Zerati

Dr. Carlos Eduardo Varela Jardim

Dr. Edwaldo Joviliano e Dr. Ivan Casella

Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves (CFM)

Dr. Joaquim Francisco de Almeida Claro (Cremesp)

Dr. Rafael Furst (representando o Dr. João Antônio Corrêa) e Dr. Edwaldo Joviliano

Dr. Valter Casteli Jr. (APM)

Lilian Machado, Edwaldo Joviliano, Francisco Humberto Maffei, Verena Maffei e Gutenberg Gurgel





