Por *Profa. Dra. Ana Terezinha Guillaumon
No final da década de 1990 decidimos ampliar o horizonte do ensino e especialização na área de Cirurgia Vascular. Construímos o serviço de Cirurgia Endovascular da Unicamp. Pouco possuíamos, mas muita vontade, trabalho e garra foram grandes, e no ano 2000 credenciamos o Centro de Alta Complexidade em Cirurgia Endovascular junto ao Ministério da Saúde que, posteriormente, atribuiu a responsabilidade à Secretaria de Estado da Saúde.
Passo a passo fomos crescendo e implantando outras aplicabilidades da técnica. Em 2013, com apoio do atual ministro da Saúde, Dr. Padilha, construímos a Suíte Endovascular no bloco operatório, que conseguiu ampliar o atendimento dos pacientes SUS. O trabalho foi tanto e tão envolvente que não vimos o tempo passar, somamos 25 anos de atividade plena, crescente e laboriosa. Formamos equipe coesa, estudiosa e sedenta de ampliar os conhecimentos nessa nova técnica. A realidade nasceu forte e frutificou, boa árvore frondosa.
Hoje, após 25 anos, comemorando o jubileu de prata, temos a certeza de que um sonho se torna realidade se tivermos outros sonhando e trabalhando juntos. Formamos vários especialistas, construímos um grupo competente, trabalhador e qualificado, afeito ao trabalho e ao estudo. Inúmeros trabalhos foram desenvolvidos, bem como mestrados e doutorados. Formamos um grupo de 24 especialistas e dois professores; oito residentes e 1.100 cirurgias/ano.
Este é o trabalho de nossa equipe, esta é a vida do cirurgião vascular/ endovascular. Esta é a nossa história escrita por inúmeras mãos, este é o Serviço de Cirurgia Endovascular do Hospital de Clínicas da Unicamp, que muito me orgulho.

Profa. Dra. Ana Terezinha Guillaumon
Professora titular da área de moléstias vasculares, coordenadora da Unidade de Cirurgia Vascular/ Endovascular da Universidade Estadual de Campinas