População receberá atendimento médico gratuito no Parque Villa-Lobos

Ação de cidadania será realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo, no dia 16 de outubro, com o objetivo de orientar as pessoas sobre os riscos da Trombose

Quem passar pelo Parque Villa-Lobos, em São Paulo, no dia 16, das 9h às 14h, poderá participar do 16º Dia Vascular e do 7º Dia da Trombose e receberá atendimento gratuito, realizado pelos cirurgiões vasculares da Sociedade Brasileira de Angiologia de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP). Aproximadamente 30 médicos irão aferir a pressão arterial, fazer exame físico e de Doppler, além de preencher um questionário por meio de uma Anamnese, para que possa servir de ponto inicial no diagnóstico, caso a pessoa tenha indícios de alguma doença vascular.

As pessoas receberão senhas para passar pela consulta e serão atendidas em tendas montadas especialmente para a ocasião. Também serão distribuídas cartilhas com explicações sobre as doenças vasculares. Haverá ainda atividade física para o público, às 11h, com personal trainer, como forma de unir a prática esportiva aos cuidados e prevenção da Trombose. A ação social contará com o patrocínio da Meias Kendall e apoio da Servier. 

A iniciativa faz parte das atividades da Semana da Trombose, realizada no período de 10 a 16 de outubro, e integra a campanha #canceleatrombose. O objetivo é alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção da Trombose, doença que está entre as principais causas de morte, ficando atrás apenas do infarto Agudo do Miocárdio e do Acidente Vascular Cerebral. 

O número de casos de trombose no Brasil tem aumentado. Conforme levantamento da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Nacional (SBACV), entre janeiro de 2012 e maio de 2022, mais de 425 mil brasileiros foram internados para tratamentos, sendo em média 113 pessoas por dia na rede pública. O Estado de São Paulo foi a região que mais contabilizou internações, com 118.960 registros no banco de dados do SUS.

“Será um dia de atendimento, conscientização e da relevância da agilidade no diagnóstico correto, devido à gravidade e ao aumento de casos da doença nos últimos anos”, comenta o presidente da SBACV-SP, Dr. Fabio Rossi.