Homens que negligenciam a saúde vascular têm mais chances de desenvolver doenças como trombose, aneurisma e AVC
Sintomas mais comuns de problemas vasculares em homens incluem dor nas pernas, que pode se manifestar como queimação ao final do dia (indicativa de varizes), ou dor ao caminhar
No Brasil, em 15 de julho é celebrado o Dia do Homem, data que destaca a importância da prevenção e do incentivo a hábitos saudáveis para uma vida longa e saudável. Nesse contexto, cuidar do sistema circulatório é essencial, pois medidas preventivas podem evitar doenças como varizes, tromboses venosas, aneurismas da aorta abdominal, dores nos membros inferiores (pernas) e doença carotídea, essa frequentemente associada a derrames ou AVC. A conscientização e a adoção de cuidados preventivos são fundamentais para garantir a qualidade de vida dos homens.
Em comparação com as mulheres, os homens frequentemente negligenciam a saúde vascular, o que pode aumentar o risco de desenvolver problemas graves. Manter os vasos sanguíneos saudáveis assegura a eficiente circulação de nutrientes e oxigênio pelo corpo, além de facilitar a eliminação de toxinas. Isso também previne as doenças cardiovasculares que figuram entre as principais causas de mortalidade na população masculina.
Segundo o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), Dr. Michel Nasser, embora as varizes sejam mais comuns em mulheres e frequentemente causam desconforto estético, essa condição também afeta os homens, trazendo não apenas incômodo, mas também riscos de complicações graves, como úlceras e tromboses. Estima-se que a procura por tratamento de varizes seja cerca de 70% maior entre as mulheres devido ao impacto estético, mas é essencial conscientizar a população masculina de que as varizes vão além da estética e podem comprometer a saúde vascular.
Os sinais de alerta que apontam a necessidade de procurar um especialista incluem hematomas nas pernas, sangramentos das varizes, dor em trajeto varicoso com vermelhidão, dor persistente em uma única perna com aumento de volume e endurecimento, inchaço inexplicável, feridas que não cicatrizam, além de mudanças na cor ou temperatura dos membros. “Esses sintomas podem indicar complicações graves que requerem avaliação e tratamento médico especializado. Recentes avanços na área vascular incluem técnicas minimamente invasivas para tratamento de varizes e aneurismas, além de medicamentos mais eficazes para controle da pressão arterial e colesterol, beneficiando homens e mulheres”, reforça o médico.
Os principais fatores de risco das doenças vasculares abrangem uma série de condições e comportamentos, e o tabagismo é um dos principais, junto com a hipertensão arterial, diabetes e obesidade. O ortostatismo, que envolve permanecer em pé por períodos prolongados, também pode aumentar o aparecimento das varizes, assim como os níveis elevados de colesterol, inatividade física e uma alimentação inadequada podem levar a outras doenças. O consumo excessivo de álcool e um histórico familiar de doenças, como amputações e aneurismas, também são elementos de risco importantes, assim como a idade avançada.
Dr. Michel Nasser diz que os sintomas que indicam problemas circulatórios em homens podem variar, porém os mais comuns são dores nas pernas, que pode se manifestar de várias formas, como queimação ao final do dia, indicativa de varizes sintomáticas ou dor ao caminhar, sugerindo obstrução arterial. Dores nas pernas do tipo “queimação” também podem ser um sintoma de diabetes descompensado. Além disso, inchaço persistente nas pernas, cãibras, dormência, sensação de frio e casos mais graves, como a formação de úlceras ou feridas que não cicatrizam normalmente, também são indicativos de problemas circulatórios.
Conforme recomendação médica, a população masculina precisa dar a devida importância para sua saúde fazendo a prevenção. “A partir dos 50 anos, os homens devem fazer um check-up vascular regular para detecção precoce de problemas, especialmente aqueles com doenças crônicas e com histórico familiar de alguma patologia relacionada ao sistema vascular”, orienta Dr. Nasser.
Além de consultas médicas frequentes com um especialista, exames preventivos são fundamentais. Um check-up completo, incluindo exames de sangue e de imagem como o Doppler Colorido, é essencial para diagnósticos precisos.
Dicas para preservar a saúde vascular
Dieta Equilibrada
- Inclua uma variedade de frutas e vegetais na dieta para obter vitaminas, minerais e antioxidantes essenciais.
- Prefira grãos integrais como aveia, quinoa e arroz integral, que são ricos em fibras e ajudam a manter as artérias limpas.
- Reduza o consumo de gorduras saturadas e prefira fontes de gorduras saudáveis, como azeite de oliva, abacate e peixes ricos em ômega-3.
Exercício Físico Regular
- Atividade Aeróbica: realize atividades como caminhada, corrida, natação ou ciclismo por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, para melhorar a circulação sanguínea.
- Exercícios de Resistência: inclua exercícios de força duas vezes por semana para fortalecer os músculos e melhorar a saúde cardiovascular, sempre com a orientação de um especialista.
Alimentos recomendados:
- Chá-Verde: rico em catequinas, ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e a prevenir a formação de placas de gordura nas artérias.
- Capsaicina: presente na pimenta caiena, estimula a liberação de óxido nítrico, melhorando a circulação.
- Chocolate Amargo: com alto teor de cacau, possui ação antioxidante e anti-inflamatória, beneficiando a saúde cardiovascular.
- Nozes: ricas em ômega-3 e ácido elágico, ajudam a inibir o acúmulo de gorduras nas veias.
- Beterraba: fonte de nitratos, promove o relaxamento dos vasos sanguíneos.
“Um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, prática regular de exercícios físicos, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool, é fundamental para manter o sistema circulatório em bom estado”, enfatiza o médico.