Para incrementarmos nossas citações, precisamos de artigos com maiores  níveis de evidência, como estudos prospectivos com amostra adequada, estudos clínicos randomizados, revisões sistemáticas e revisões integrativas

Por *Winston Bonetti Yoshida

O índice h-5, segundo o Google Acadêmico, é o indexador h dos artigos publicados nos últimos cinco anos. Trata-se do maior número h de uma publicação, em que h artigos publicados de 2020 a 2024 tenham sido citados no mínimo h vezes cada. Esse índice para o JVB foi de 17, ou seja, pelo menos 17 artigos tiveram pelo menos 17 citações entre 2000 e 2004. 

Trata-se de um índice promissor, pois é idêntico ao da Acta Cirúrgica Brasileira, que é uma revista de grande prestígio e está há muito mais tempo no rol de revistas cirúrgicas nacionais.  Mas, ainda está bem aquém dos Anais Brasileiros de Dermatologia, cujo índice H=34. 

Evidentemente, para atingirmos este patamar, é preciso que nossos autores CITEM o JVB cada vez mais. Os seis artigos do JVB mais citados dentro desses H17 foram: quatro artigos sobre análise estatística e dois de revisão.

Artigo  Citações
Use of ROC curves in clinical and experimental studies

TCF Polo, HA Miot

Jornal Vascular Brasileiro 19, e20200186

113
COVID-19 grave: entenda o papel da imunidade, do endotélio e da coagulação na prática clínica

SCS Brandão, ETAM Godoi, JOX Ramos, LMMP Melo, ESC Sarinho

Jornal Vascular Brasileiro 19, e20200131

68
WIfI classification: the Society for Vascular Surgery lower extremity threatened limb classification system, a literature review

LO Cerqueira, EG Duarte Júnior, ALS Barros, JR Cerqueira, WJB Araújo

Jornal Vascular Brasileiro 19, e20190070

64
Aplicações da curva ROC em estudos clínicos e experimentais

TCF Polo, HA Miot

Jornal Vascular Brasileiro 19, e20200186

58
Aplicações da curva ROC em estudos clínicos e experimentais

TCF Polo, HA Miot

Jornal Vascular Brasileiro 19, e20200186

55
P-value and effect-size in clinical and experimental studies

AC Miola, HA Miot

Jornal Vascular Brasileiro 20, e20210038

49

Para incrementarmos nossas citações, precisamos de artigos com maiores  níveis de evidência, tais como estudos prospectivos com amostra adequada, estudos clínicos randomizados, revisões sistemáticas e revisões integrativas. 

A maior parte  de artigos submetidos ao JVB é série retrospectiva de casos, e cerca de 40% são os relatos de casos e  desafios terapêuticos, os quais têm baixo nível de evidência ou descrevem situações raras ou pouco comuns, e naturalmente não costumam receber  muitas citações.  Dentre este grupo de 17 artigos do índice H, não apareceu nenhum artigo desses três tipos.  

Sendo assim, conclamo os colegas autores a planejarem estudos  prospectivos ao invés de fazerem  levantamentos retrospectivos de casuísticas, muitas vezes com amostra insuficiente, cujas conclusões mais comuns são: “precisamos de estudos prospectivos randomizados para colocar mais luz nesta situaçao clínica”.

Dr. Winston B. Yoshida

Editor-chefe do JVB