Na última avaliação, feita em 2024, o JVB passou do Quartil Q4 para o Quartil Q3, representado uma evolução positiva de prestígio de nossa revista

Por *Winston Bonetti Yoshida

SJR (SCImago Journal Rank) representa o ranking dos jornais científicos compilados pelo SCOPUS em quartis. Eles são usados para avaliar e classificar o impacto e a reputação de periódicos em suas respectivas áreas do conhecimento por meio de citações vindas de revistas com maior prestígio (aquelas que recebem maior número de citações): 

  • Q1 (Primeiro Quartil): Inclui os 25% dos periódicos com os maiores valores de SJR, indicando a maior excelência e impacto na área. São consideradas revistas de alto prestígio.
  • Q2 (Segundo Quartil): Compreende os 25% seguintes dos periódicos (entre 26% e 50% do total), representando um impacto e qualidade significativos, mas inferiores ao Q1.
  • Q3 (Terceiro Quartil): Abrange os próximos 25% (entre 51% e 75% do total), indicando um impacto moderado.
  • Q4 (Quarto Quartil): Reúne os 25% dos periódicos com os menores valores de SJR (entre 76% e 100% do total), sugerindo um impacto mais baixo em comparação com os demais.

Na última avaliação, feita em 2024, o JVB passou do Quartil Q4 para o Quartil Q3, representado uma evolução positiva de prestígio de nossa revista.  Esta melhora está vinculada ao crescimento do nosso fator de impacto de 0.8 para 1.0 entre 2023 e 2024. 

Para que continuemos crescendo nestas avaliações, é preciso que os autores CITEM o JVB em todas suas publicações, tanto no próprio JVB como naquelas feitas em outras revistas internacionais indexadas. Além disso, precisamos fazer e publicar mais estudos prospectivos e revisões sistemáticas, que têm maior probabilidade de gerar citações.

Dr. Winston B. Yoshida

Editor-chefe do JVB