Revista científica consolida sua relevância na comunidade vascular nacional e internacional
Por *Winston Bonetti Yoshida
No mês de junho de 2025, recebemos a divulgação do fator de impacto (FI) do Jornal Vascular Brasileiro (JVB) para o ano de 2024 pela Clarivate, detentora do Web of Science. Auferimos a notícia com grande alegria, ao ver que, de 2023 para 2024, houve um crescimento significativo do FI, que ascendeu de 0.8 para 1.0.
Esse número representa o vencimento da barreira do FI = 1.0, significando que, em média, em cada artigo, o JVB foi citado uma vez pelos diversos autores internacionais e nacionais em 2024. Esse aumento do nosso FI significa também que a qualidade do JVB vem crescendo e despertando o interesse da comunidade científica global. Essa qualidade se deve ao trabalho dedicado da equipe administrativa, dos autores, dos revisores e editores, que não medem esforços para fazer do JVB uma revista de importância crescente no cenário das publicaçoes científicas de qualidade em Cirurgia Vascular.
Também devemos salientar a importância da SBACV, que patrocina todos os custos administrativos do JVB, e que não são modestos (incluindo secretaria, correção do texto em português, versão para o Inglês, diagramação e envio para o Scielo e PubMed em XML). No entanto, esses custos estão alinhados e são até mais em conta em comparação com outras revistas indexadas no Brasil, cujos editores me atualizam periodicamente sobre os valores.
Assim, a SBACV proporciona aos seus sócios a oportunidade de poder submeter e publicar os frutos dos seus projetos de pesquisa, bem como relatos, desafios terapêuticos e revisões, mediante a avaliação do corpo editorial do JVB (peer review), além de proprocinar a leitura de material científico atual e de qualidade.
Essa conquista estimula todos nós a trabalhar cada vez mais no crescimento do JVB, aprimorando as avaliações e a revisão dos conteúdos. Ainda há um bom espaço para melhorar o tempo de avaliação das submissões, que inclui o envio dos manuscritos dentro das normas pelos autores e pontualidade nas revisões por parte do corpo editorial.
É importante também que os nossos autores procurem elaborar projetos inovativos, prospectivos, evitando só reproduzir aqui os levantamentos feitos em hospitais estrangeiros, a não ser que haja uma diferença expressiva, fruto das peculiaridades de nossa população.
Vamos CITAR sempre o JVB e vamos trabalhar todos juntos na construção do crescimento cada vez maior da nossa revista.

Dr. Winston B. Yoshida
Editor-chefe do JVB