Procedimento inédito marca avanço na saúde pública e é realizado no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (HMCC), na zona leste da capital
Atualmente, o Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio (HMCC) tornou-se referência em Cirurgia Vascular dentre os 13 hospitais municipais da Prefeitura de São Paulo. Desde 2022, deu início ao projeto Endovascular Terapêutico para tratamento de diversas doenças relacionadas às doenças vasculares. O hospital, que tem a coordenação técnica da Dra. Eliane Martins, e sob gestão do secretário executivo de Atenção Hospitalar, Dr. José Carlos Ingrund, conta com estrutura adequada para o tratamento de alta complexidade vascular, com mesas cirúrgicas híbridas para terapia conjunta (aberta e endovascular), moderna escopia em Arco C (Flat Panel) para procedimentos eletivos e emergências, assim como médicos vasculares 24h/dia e 7 dias/semana.
Em 10 de junho de 2025, ocorreu o primeiro caso da rede municipal (administração direta) de correção de aneurisma complexo toracoabdominal por via endovascular, totalmente percutâneo. A prótese foi confeccionada especialmente para o caso (custom made), sob consultoria do Dr. Marcus Cury (Proctor) e da empresa NANO Endoluminal, que desenvolveu o dispositivo modular de endoprótese com três fenestrações (incluindo artéria mesentérica superior e as artérias renais).
Sob orientação e supervisão do coordenador do Serviço de Cirurgia Vascular e Endovascular e supervisor da Residência Médica no HMCC, Dr. Júlio César Giusti, junto à sua dedicada equipe, o procedimento foi desenvolvido, planejado e executado sem intercorrências, e determinou o início das atividades endovasculares de alta complexidade aórtica para o tratamento dessa doença potencialmente fatal no sistema público municipal. Este procedimento inovador, atualmente, oferece aos pacientes usuários da Secretaria Municipal de Saúde uma opção de reparo mais tecnológica e mais segura por meio de técnica muito menos invasiva.
Apresentação do Serviço de Cirurgia Vascular
O hospital Dr. Carmino Caricchio (Tatuapé), forte escola cirúrgica da especialidade Vascular, comandado por anos pelos Prof. Dr. Maximiano Albers e Prof. Dr. Francisco Cardoso Brochado Neto, conta atualmente com enfermaria que acomoda uma média de 40 a 50 pacientes, abrangendo uma extensa gama de doenças vasculares arteriais (aneurismas centrais e periféricos, doenças do território carotídeo-vertebral, doenças obstrutivas aortoilíaca e infrainguinal, fístulas arterio-venosas, arterites e vasculites), venosas (trombose venosa profunda, tromboembolismo pulmonar, insuficiência venosa crônica, estenoses venosas centrais), linfáticas (erisipela, linfedemas e suas complicações) e traumáticas (ferimentos por arma de fogo, arma branca e acidentes de variadas intensidades de impacto). Possui também uma equipe multidisciplinar atuante com enfermeiras do grupo de curativo, fisioterapeutas, psicólogas e médicos infectologistas e clínicos que auxiliam no pré e pós-operatório.
Reconhecida como uma unidade de excelência da rede municipal, a instituição possui pronto-socorro com dois a três plantonistas vasculares 24h/dia e 7 dias/semana responsáveis pelas urgências e emergências da área (oclusão arterial aguda, aneurismas rotos, traumas, tromboses venosas de caráter agudo, sala de emergência e demais intercorrências). O ambulatório ocorre diariamente junto ao grupo de curativos, assessorado por médico preceptor da Cirurgia Vascular, abrangendo todas as enfermidades da especialidade, com média anual de 5.000 consultas/ano.
A residência médica em Cirurgia Vascular conta com quatro vagas de R1 e quatro vagas de R2, além de quatro vagas de subespecialização em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular (todas devidamente credenciadas pelo MEC e SBACV). Por tratar-se de hospital referência na área, a residência possui elevado número de procedimentos cirúrgicos (aproximadamente 1.200 procedimentos/ano), dentre eles 200 a 250 revascularizações arteriais, e as demais distribuídas em arteriografias, desbridamentos e amputações, procedimentos venosos, cateteres implantáveis de longa permanência e filtro de veia cava.
Semanalmente ocorre uma reunião clínica presencial com discussão de casos cirúrgicos da semana e apresentação de artigos científicos / temas relevantes para a formação do cirurgião vascular. “Fomentamos a área de pesquisa e utilizamos nossa produção interna para publicação em revistas nacionais e internacionais, assim como apresentação em congressos da especialidade. A formação de Ecografia Vascular com Doppler, desenvolvida por cirurgiões vasculares certificados, também faz parte da grade de ensino, com certificação em horas de exame ao término da residência médica”, comenta do Dr. Júlio César Giusti.

Equipe Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio
Dr. Gabriel Pennini (vascular), Dr. Marcelo Loyola (anestesista), Prof. Dr. Júlio Cesar Giusti (coordenador), Prof. Dr. Marcus Cury (proctor), Dra. Giovana Brancher (vascular) e Dra. Priscila Barros (residentes Angiorradiologia e Cirugia Endovascular), Dr. Paola Dantas (vascular), Andreia (auxiliar de sala) e Lucas (especialista produto – Scitech)


