Iniciativa gratuita alertou sobre aneurisma e dissecção da aorta, oferecendo exames e orientação sobre hipertensão, colesterol e tabagismo
No dia 13 de setembro, a população de Itaquera teve a oportunidade de participar da 16ª Campanha de Prevenção das Doenças da Aorta, realizada pelo Hospital Santa Marcelina, em parceria com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular – Regional São Paulo (SBACV-SP), com a coordenação e acompanhamento do Dr. Marcelo Calil Burihan. A iniciativa gratuita foi voltada a homens e mulheres com mais de 55 anos e histórico de hipertensão, com o objetivo de ampliar o acesso ao diagnóstico precoce e conscientizar a população sobre os riscos das doenças da aorta.
Condições como aneurisma e dissecção da aorta frequentemente evoluem de forma silenciosa e só se manifestam em estágios avançados, podendo levar a complicações graves e até fatais. Fatores como hipertensão, colesterol elevado e tabagismo estão diretamente relacionados ao seu desenvolvimento, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento médico regular.
Durante a ação, realizada no Ambulatório de Especialidades do Santa Marcelina Saúde, foram oferecidos consultas médicas, aferição da pressão arterial e exames de ultrassom da aorta e da carótida. Ao longo do dia, foram realizados 275 atendimentos e 50 dopplers.
A campanha também reforçou três mensagens centrais:
- As doenças da aorta podem não apresentar sintomas inicialmente, dificultando o diagnóstico, sendo a ruptura arterial a complicação mais grave.
- O ultrassom vascular é uma técnica não invasiva, acessível e de baixo custo, capaz de oferecer diagnóstico preciso.
- Pacientes tratados adequadamente têm expectativa de vida semelhante a de indivíduos da mesma faixa etária sem a doença.
A realização da 16ª edição foi possível graças à parceria exclusiva da Medtronic, com apoio da Faculdade Santa Marcelina, Canon, SBACV-SP e do Governo do Estado de São Paulo.









